quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Controle da febre-Uso de antitérmicos!



 


Em todas as crianças pequenas devemos ter cuidado com a febre,  até os 5 anos a febre pode causar crises convulsivas.
Essas crianças estão sujeitas as crises febris, devido a imaturidade do cérebro.
Por não haver a distribuição do aumento da temperatura para o corpo inteiro na criança, a mão na serve para avaliar a temperatura. Dependendo do local que você pegue, a criança pode estar quente, normal ou até fria.
As mães devem usar termômetro para verificar a temperatura e caso mostre a temperatura maior que 37,8C medicar para febre.
Existe no mercado 3 drogas antitérmicas com diversos nomes comerciais, mas vocês devem se a ter as substâncias : dipirona, paracetamol e ibuprofeno.
Cada uma dessas substâncias possui o poder antitérmico e analgésico. Caso a criança não seja alérgica a nenhuma delas você terá as 3 a sua disposição para o controle da febre.
Normalmente o meio de administração preferido é o via oral , por meio das gotas ou xarope.
Aqui vale salientar alguns detalhes!
A medicação só iniciará seu efeito após ser absorvida pelo estômago.
Se a criança estiver com estômago cheio, o remédio vai se misturar ao alimento e será absorvido mais lentamente. Neste período a febre continuará a subir.
Portanto pedimos que usem um meio físico para esfriar a criança enquanto a medicação ainda não foi absorvida.
O meio físico que oriento é a água em temperatura ambiente, o álcool muito usado o passado possui cheiro forte e pode causar intoxicação quando inalado em quantidades elevadas.
Um banho demorado ( 10 minutos ) com água em temperatura ambiente é suficiente para controlar a temperatura enquanto a medicação faz efeito.
Todos sabem que devemos respeitar os horários da medicação, por exemplo, a dipirona é de 6 em 6 horas, mas pode ser de 4 em 4 horas.
Porém se você medicou com dipirona e a febre voltou em 2 horas?
Nesta situação a mãe não deveria usar dipirona, mas pode usar outro antitérmico, por exemplo, um remédio a base de ibuprofeno.
Ou seja, você pode intercalar antitérmicos caso necessite, assim terá medicação de 2 em 2 horas para o controle da febre.
Nos pacientes que já tiveram crises convulsivas febris oriento o uso de antitérmicos com a temperatura igual ou superior a 37,5C.
Quando a criança apresenta vômitos não teremos beneficio com medicação realizada por via oral, 
Nestes casos temos que mudar o meio de administração para a forma de supositórios ou injetável.
Oriento possuir medicação na forma de supositórios em casa, tipo  a dipirona supositório para essa situação. 
Na urgência as vezes não conseguimos  transporte fácil para um pronto socorro.

O importante é que todos entendam as regras gerais para o controle da temperatura e com isso evitem os casos de crises febris em nossas crianças.

Dra. Cristine Aguiar
Neuropediatra

Um comentário:

  1. Olá..
    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Meu filho teve febre faz 3 horas e minha mãe deu ibuprofeno, porém eu cheguei e deu febre novamente, como não sabia qual ela deu, dei ibuprofeno de novo. O que faço? Qual o risco de dar ibuprofeno de novo em um intervalo de 3 horas???

    ResponderExcluir