segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Conversão! Você conhece?

O nosso lado emocional pode nos pegar peças!
Podemos converter nossos sentimentos em sinais e sintomas, e isso é muito comum.
Quando estamos ansiosos nossa mão fica mais gelada por exemplo.
Podemos ficar pálidos, ofegantes, tossir e etc... por fatores emocionais.
Quer dizer convertemos sentimentos em sensações físicas.
Existe um evento chamado Síndrome Conversiva, neste evento o individuo realiza diversos sinais e sintomas com causa emocional.
A síndrome conversiva possui dezenas de sinônimos: Pit, pseudo crise, crise nervosa e etc...
Às vezes é muito fácil o diagnóstico de uma conversão, em outros casos muito difícil.
Separar quais os sintomas são emocionais e quais são justificados pela doença do paciente pode não ser fácil.
Isso porque vários pacientes apresentam crises emocionais associadas a sua doença.
Na epilepsia estima-se que 40% dos pacientes apresentam pseudo crises, isso dificulta em muito o manejo das medicações.
A família às vezes ajuda o médico a separar os eventos, e às vezes induz o médico ao erro, pois não acredita na possibilidade de causa emocional para justificar nenhum sintoma.
O importante aqui é esclarecer que todos nos podemos converter sentimentos, e que nestes eventos conversivos as medicações anticonvulsivantes não produzem qualquer efeito.
Também é importante salientar que esta conversão não é consciente, para não haver uma ideia que o paciente estaria fingindo.
No caso de associação de crises convulsivas com pseudo crises será necessário o trabalho da psicologia e talvez da psiquiatria.