quarta-feira, 22 de junho de 2016

Mastigar é preciso!






O desenvolvimento da linguagem é um passo importante na avaliação cognitiva das crianças.
A aquisição de vocabulário, e o uso de palavras chaves de forma adequada demonstram o desenvolvimento de uma função cerebral importante.
Esta etapa do desenvolvimento pode ser prejudicada por hipotonia ( diminuição de força ) da musculatura necessária para a linguagem.
As crianças pequenas precisam ser estimuladas a mastigação, pois a musculatura usada na mastigação é a mesma usada na pronuncia dos sons.
Alimentos pastosos e líquidos não necessitam de musculatura, e com isso não propiciam a aquisição de força à esta musculatura tão necessária na criança.
Portanto, a orientação oferecer alimentos que necessitem da mordida é benéfica  ao desenvolvimento da força da musculatura da região.
Chupar laranjas ou outras frutas, arrancar pedaços demonstram a força de mandíbula da criança e por consequência a força da musculatura de toda orofaringe.
Já existem trabalhos científicos que comprovam relação direta da força de prensa mandibular com o aumento das células da glia no cérebro.
Na prática clinica, percebi há tempos que ao  perder a função mastigatória perdíamos  a capacidade cognitiva. É comum esta relação na prática, mas não tínhamos base cientifica que  comprova-se  esta relação.
Portanto mastigar faz bem ao cérebro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário