segunda-feira, 27 de junho de 2016

Hidrocefalia, você já ouviu falar?

Todos nós possuímos um liquido semelhante a água em nosso cérebro!
Este liquido é transparente, similar a lácrima e a água.
Possui o nome de líquor, e necessita estar presente em nosso sistema nervoso.
Claro que existe uma quantidade adequada deste liquido no cérebro, uma proporção se faz entre as estruturas sólidas e o líquor.
Quando acontece uma desproporção deste líquido costuma-se denominar Hidrocefalia.
Este termo é muito antigo em sua origem, e relaciona o liquor como água=hidro.
Como a criança está em crescimento e portanto sua caixa craniana ( crânio ) ainda se encontra com ossos justapostos, o acúmulo deste liquido provocará o aumento da cabeça.
No inicio do quadro podemos não ter o aumento da cabeça, e podemos ter este aumento de forma transitória.
Em muitos casos as crianças com hidrocefalia são submetidas a cirurgia para a colocação de uma válvula, exatamente para drenar a quantidade aumentada do líquor e com isso não prejudicar o crescimento cerebral.
Como tudo na medicina o diagnóstico precoce é nossa melhor opção.
Nem todos os casos de hidrocefalia vão necessitar de colocação de válvula.
Porém se necessário,quando diagnosticado precocemente e tratada antes de haver prejuízo cerebral a chance de desenvolvimento normal é bem grande.
Não tenha medo da doença, ao sinal de qualquer alteração procure uma avaliação.
Ninguém fica feliz com doença, mas se tratada precocemente esta doença causará menos prejuízo aos seus filhos.

Um comentário:

1. Oi,eu tive uma linda menina que nasceu com hidrocefalia, colocou válvula assim que nasceu,não teve sequelas, tem o desenvolvimento normal.
    Com certeza o diagnóstico precoce é importantíssimo, descobri no Us do quinto mês de gestação.
    Minha filha é linda,inteligente.

ResponderExcluir