terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Hidrocefalia! Dandy Walker?




 

Hidrocefalia é o acúmulo anormal do líquor no cérebro.
Todos nós possuímos uma quantidade de líquor no nosso cérebro, quando esta quantidade está aumentada por qualquer que seja a razão ou localização chamamos de hidrocefalia.
Se a quantidade de líquor estiver aumentada, porém sem causar um aumento da pressão intracraniana não haverá prejuízo neurológico.
Se a quantidade de líquor acumulada provocar um aumento da pressão intracraniana podemos ter graves consequências, como por exemplo convulsões e deficiências.
No caso de acúmulo de líquor com aumento da pressão intracraniana se torna necessário a colocação de válvula para dar vazão ao liquor e por consequência queda na pressão intracraniana.
Existem algumas hidrocefalias chamadas transitórias e portanto de caráter benigno, onde fazemos apenas o acompanhamento. Sua resolução se faz de forma natural por volta dos 2 anos.
Quando a hidrocefalia acontece na infância ocorre o aumento da cabeça, pois nesta idade as suturas do crânio ainda não se soldaram. Com este efeito de expansão da caixa craniana o aumento da pressão intracraniana acontece num segundo tempo.
No adulto que já possui suas suturas soldadas a hidrocefalia costuma dar sinais de hipertensão intracraniana mais precocemente.
Dentre os vários tipos de hidrocefalias algumas receberam nomes específicos, tipo o Dandy Walker.
Isto acontece quando estudiosos caracterizam sinais clínicos e radiológicos semelhantes.
No caso do Dandy Walker existe um acúmulo de liquor intracraniano por uma má formação das estruturas  da fossa posterior do cérebro.
 Neste caso o acúmulo de liquor ocorre em posição específica (4 ventrículo) e existe uma má formação da área entre os dois hemisférios cerebelares.
Dandy e Walker descreveram as características desta má formação com consequente hidrocefalia e tiveram seus nomes homenageados na nomenclatura.

Dra. Cristine Aguiar
Neuropediatra

Nenhum comentário:

Postar um comentário