segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Ptose da pálpebra, correção cirúrgica?

A ptose ou queda da pálpebra pode acontecer na infância por diversas causas.
É importante que seja tratada precocemente, evitando problemas futuros.
Antes de ser indicado a correção cirúrgica a criança deve ser avaliada para diferenciar a causa da ptose.
Pode ser de nascença ou seja congênita, se assim for não existe mudança no decorrer do dia ou mesmo da idade.
Pode ser que apresente flutuação durante o dia, aumente no decorrer do dia.
Neste caso, o padrão de piora no decorrer do dia é fundamental para o diagnóstico de uma doença pouco conhecida chamada Miastenia.
Nos dois casos as crianças costumam levantar a cabeça para conseguir ver melhor.
Nos casos congênitos a correção cirúrgica está indicada, já nos casos de Miastenia não haverá indicação cirúrgica.
A ptose pode ser de um olho ou de ambos, este fato não vai diferenciar a causa.
O padrão de piora da ptose no decorrer do dia será o diferencial para o diagnóstico.
A Miastenia é uma doença que necessita de seguimento pelo neurologista, pois pode não ficar restrita aos músculos da pálpebra.
Seu tratamento é fundamental para evitar complicações graves, por isso diferenciar os casos se torna tão importante.
A criança com Miastenia fará exames e será prescrito medicações para o controle dos sintomas.
A Miastenia costuma piorar durante quadros infecciosos, podendo levar esta criança ao atendimento de urgência.
Os casos mais graves de Miastenia acontecem quando os sintomas de fraqueza muscular acometem outros músculos, como os usados na deglutição e respiração.
Nestes casos existe risco de vida!