segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Bexiga Neurogênica, você sabe o que é?

Para todos nós fazermos xixi é necessário a contração da musculatura da bexiga.
Esta contração é realizada por terminações nervosas, ou seja possui comando no sistema nervoso.
Pacientes com problemas neurológicos possuem flacidez desta musculatura por ineficácia ou mesmo ausência desta inervação.
A esta doença foi dado o nome de Bexiga Neurogênica!
Nestes casos a parede da bexiga se torna flácida e o tamanho da bexiga se torna aumentado.
Com isso não existe o mecanismo correto de micção da urina, existe perda de urina por transbordamento.
A Bexiga Neurogênica proporciona uma facilidade para infecções urinarias de repetição, pois não há o completo esvaziamento da bexiga.
Em decorrência as infecções urinárias de repetição podemos ter complicações renais e aparecimento de cálculos renais.
Paciente neurológicos com Bexiga Neurogênica necessitam de tratamento adequado para prevenção de complicações tardias.
Paciente que possuem sequela de mielomeningocele ou qualquer outra patologia onde a inervação da bexiga foi acometida possuem Bexiga Neurogênica.
A suspeita diagnóstica é feita pelas queixas do paciente como por exemplo perda de urina em pequenas quantidades ou pela história de infecções urinárias de repetição. Exames de urodinâmica vão confirmar este diagnóstico.
O tratamento pode ser medicamentoso ou por técnicas de esvaziamento de urina.
O importante é conseguir manter qualidade de vida e evitar acometimento renal.
Portanto, se tem queixas procure seu médico e faça o diagnóstico.