segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Fechamento precoce da " moleira"! E agora?






O crescimento da cabeça do bebê deve ser feito mensalmente pelo pediatra no primeiro ano de vida.
Quando aparece alguma dúvida sobre o crescimento e/ou fechamento da "moleira" o pediatra passa o caso ao neuropediatra.
Estes casos são comuns , mas não graves na maioria das vezes.
A "moleira" costuma fechar por volta de um ano de vida, caso isso aconteça muito antes podemos ter uma doença chamada " Cranioestenose".
Nestes casos o diagnóstico deve ser feito rapidamente, pois em casos de cirurgia obtemos melhores resultados antes dos 10 meses de vida.
As deformidades ocasionadas por este fechamento precoce das suturas ou moleira na maioria das vezes causam prejuízos estéticos. Caso de cranioestenose universal é raro, neste caso em especifico o cérebro ficaria confinado, não permitindo seu crescimento e causando dano cerebral.
As deformidades causadas pelos casos mais comuns, produzem uma deformidade da cabeça por vezes assustadora mas sem associação ao dano cerebral.
É importante ressaltar que as deformidades podem comprometer a auto estima da criança de forma bem importante, por isso os pais devem se informar melhor para permitirem a correção.
A correção é feita por meio de cirurgia, existe na internet tratamentos feitos com o uso de capacetes. Estes capacetes não são muito indicados, pois seus resultados são bem pequenos.
É evidente que a indicação de cirurgia assusta os pais, mas nada melhor que um bom profissional para passar informação e ajudar a medir prós e contras.
Mantenha seguimento mensal com seu pediatra no primeiro ano de vida e em casos de dúvidas procure o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário